sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Capote

Entender um artista, suas mutações, suas loucuras e sua complexidade não é fácil. Assistir o filme "Capote" também não. Somos levados para dentro da cabeça desse personagem real que, na esteira do sucesso como escritor, tem a atenção chamada por uma dupla de criminosos que cometeram um brutal assassinato numa pequena cidade do Kansas.

Ele pega suas coisas e se muda para a cidade a fim de entrevistar os assassinos. O pior é que acaba desenvolvendo laços com os bandidos. Laços quase que afetivos. Conforme o escritor vai entrando na vida dos criminosos, vamos percebendo dois seres humanos e numa determinada altura não sabemos mais se continuamos a condená-los ou não. Perturbador!

A entrevista rende um livro e um questinamento: é ético ou não se apoderar da história das pessoas e ganhar dinheiro em cima delas? Será Capote um guardião da memória desses dois assassinos ou um usurpador?

Estou completamente convencido que Philip Seymour Hoffman, depois desse filme, entrou para a lista dos atores mais geniais que já tive a oportunidade de ver atuando. De uma figura pesada, lenta e de voz grossa, ele se transforma num homossexual leve e delicado. Coisas que só um grande ator conseguiria: se tornar completamente outro, sem deixar rastros de si mesmo.

Um comentário:

nágella mariah disse...

Com certeza ético não é, ele estaria se isufluindo de algo que realmente ele não merece, ainda mais se tratando que estaria literalmente ganhando dinheiro com a história de vida de outras pessoas.
Tive uma aula de ética ontem, existe muita coisa que não é ético mais que o ser humano vive fazendo, então, não ser uma pessoa com muita ética está totalmente normal nos dias de hoje.

É, talvez um dos objetivos aqui nesse blog seja me expressar de tal maneira que consiga deixar essa marquinha. E gosto muito de Paulo Coelho, acho muito interessante a forma com que ele escreve, com detalhes, consigo imaginar toda a desenvoltura da historia.

Talvez eu não seja alguém especial, ainda, mais a vontade ser especial para alguém é muita!

Bom saber que tenho alguém que possa me indicar novos filmes e livros..

Tem msn ?

Beijos